segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

IDEIAS ATÉ 2012

6267 caracteres - perspect>frases>

O EFEITO DE PERSPECTIVA

[onde nasce o pensamento moderno ou a modernidade]

Estamos no ano 4.276 da Era Chinesa
Anónimo
*
Pode muito bem acontecer que, dentro em pouco, os que defendem com exclusividade a razão e a filosofia inteiramente materialista se achem fazendo figura de pessoas antiquadas e ultrapassadas pela evolução do conhecimento, ao passo que os profetas hoje desdenhados tomariam lugar entre os precursores.
Albert Béguin
*
Paradoxalmente, os russos parecem estar um passo à nossa frente, em matéria de golfinhos. Recentemente, aboliram toda a pesca da espécie em questão, em águas russas, alegando que o «camarada golfinho» é um ser sensitivo, pelo que a sua destruiçãoequivaleria moralmente a um assassínio.
Stanley Kubrick
*
Se vocês não me condenaram à morte, serão as minhas próximas vítimas.
Steven Judy, 24 anos, aos juízes que o condenaram à morte na prisão do Estado de Michigan City (Indiana), 9/3/1981
*
Poderemos atrever-nos a suspeitar de que o homem recebe instruções periódicas ao largo de toda a sua história, e a suporque as grandes culturas são o produto de influências extraterrestres. Poderá falar-se de um programa de indícios que se vão dando ao homem para que, em um momento dado, tire proveito deles?
Andreas Faber Kaiser
*
Há já bastante tempo, os investigadores soviéticos começaram a confrontar o materialismo dialéctico com os conhecimentos da Física moderna e a psicologia das profundidades. Perigosa confrontação. Aqui e ali, intenta-se conciliar os conhecimentos novos com a ideologia. Mas começa então uma mutação que tem de conduzir, amanhã, a fixar novos objectivos políticos.
Robert Jungk
*
A tendência impulsiva de catalogar e revestir todos os membros de um grupo de uma série de atributos próprios, é uma das mais perigosas do espírito humano. O meu pai cruel é irlandês, logo todos os irlandeses são crueis.
Allport
*
Não é seguro que existam, na Galáxia, dois planetas nos quais a evolução haja conduzido a formas de psiquismo idênticas.
Pierre Guérin
*
Antes de 20 anos, a humanidade terá restabelecido contacto com as poderosas inteligências extra-terrestres. Estas não são, semdúvida, seres orgânicos, mas máquinas quer pensam. Tudo nos induza crer que estas inteligências nos observam já. Tudo nos convida a imaginar que nos governam. Tudo nos deveria incitar a estarmos preparados para tal acontecimento.
Roger A. Macgowan, arsenal de Redstone (Alabama)
*
A maior possibilidade consiste no controle da nossa sociedade humana por inteligências extraterrestres automatizadas.
Roger Mac Gowan
*
Sem ser um ente extraplanetário, o homem comporta-se como se o fosse, pois não se acha adaptado a nenhum dos climas da terra.
José Alvarez Lopez
*
A razão não foi dada à humanidade como, por exemplo, as faculdades de respiração e de reprodução, dos quais pode admitir-se que são utilizadas sem uma prévia aprendizagem particular e que sofreram poucas modificações desde que a nossa espécie apareceu sobre a Terra.
Ernest Kahave
*
Se houvesse hoje no mundo um número maior de pessoas que desejassem mais a sua própria felicidade que a infelicidade dos outros, poderíamos ter um paraíso dentro de poucos anos.
Bertrand Russell
*
As perspectivas de sobrevivência da raça humana eram consideravelmente maiores quando éramos indefesos face aos tigres do que agora, quando somos indefesos face a nós próprios.
Arnold Toynbee
*
Nunca me passaria pela cabeça qualificar o homem de supermacaco.
Pierre Guérin
*
O homem é semelhante a um objecto trabalhado à mão - cada qual difere dos outros, cada qual tem o seu espírito criador que faz dele uma obra de arte da Naturaza.
Maria Montessori
*
Uma criança deve aprender não a adaptar-se ao sistema mas a adaptar o sistema às suas próprias necessidades.
*****
*
Mande o seu filho para Moscovo e ele regressará anticomunista; mande-o para a Sorbonne e ele voltará comunista.
Félix Houphouet-Boigny, presidente da Costa do Marfim
*
Se existe uma noção que o europeu interessado em compreender os problemas da Ásia deve em absoluto abolir da sua mente, essa noção é a do exotismo.
Claude Lévy-Strauss, Junho de 1962
*
Cristo pregou a salvação para todos os homens...mas não ofereceu qualquer esperança para o reino animal. Na verdade, a maneira como tratou as porcas de Gadara podia, até, nos nossos dias, criar-lhe um sério problema com a Sociedade Protectora dos Animais.
John Grigg, 1966
*
O esoterismo que continua a ensinar o segredo das correspondências universais, poderia, sem dúvida. largamente contribuir para restabelecer as vias de comunicação indispensáveis entre o social e o mental, o físico e o imaginário, o económico e o espiritual.
Jean Louis Bédouin
*
Por mais heterogéneas que pareçam estas «ciências ocultas», elas restabelecem, se as juntarmos, um sistema mágico total: a vidência permite vencer o obstáculo do tempo; a telepatia, o do espaço; o espiritismo permite comunicar com o além: e a quiromância e a astrologia permitem ler, segundo dois códigos diferentes, a mesma grande mensagem cosmológica.
Edgar Morin, in « O Retorno dos Astrólogos»
*
Mas as transformações da consciência empreendidas pelo taoísmo e o budismo assemelham-se muito mnais à correcção de um defeito da percepção, à cura de uma doença. Não se trata ~, com efeito, de adquirir cada vez mais conhecimentos, cada vez mais competências, mas antes desaprender maus hábitos, falsas opiniões. Como diz Lao-Tse: «O aluno adquire cada dia um pouco mais; o taoísta, esse, perde um pouco mais cada dia».
Alan Watts, in «Joyeuse Cosmologie»
*
Se existe noção que o europeu interessado em compreender os problemas da Ásia deve em absoluto abolir da sua mente, essa noção é a de «exotismo».
Claude Lévy-Strauss, Junho de 1962
*
No contacto entre povos de Ocidente e Oriente - contacto que inevitavelmente acontecerá - a maior mudança produzir-se-á entre os do Ocidente. Ao princípio, não será tão visível como no povo do Oriente; um frigorífico é algo de bem visível à vista desarmada ; mas a mudança que o homem sofre na sua atitude perante a vida é algo de muito mais importante e forte do que o que é visível sem esforço.
Pearl Buck, Abril de 1950