terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PRIORIDADES 2012

13-07-2005

DESPERDÍCIOS HUMANOS: QUEM EXPLICA O INEXPLICÁVEL?

NÃO GOSTO DE CITAR NOTÍCIAS NEGATIVISTAS MAS DESTA VEZ TENHO QUE MOSTRAR A MINHA ESTRANHEZA PERANTE O QUE DIZIA, ONTEM, 12 DE JULHO DE 2005, O JORNAL «METRO»:

«O NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUSAM PROPOSTAS DE TRABALHO DO INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (IEFP) ESTÁ A AUMENTAR APESAR DO DESEMPREGO NÃO PARAR DE CRESCER.
EM 2000, O IEFP DISPONIBILIZOU CERCA DE 122 MIL POSTOS DE TRABALHO, MAS APENAS 65783 DAS QUASE 356 MIL PESSOAS CONVOCADAS FORAM COLOCADAS.
NO ANO PASSADO, 400 MIL INDIVÍDUOS FORAM CHAMADOS PARA PREENCHER 100 MIL POSTOS DE TRABALHO, MAS APENAS 51 MIL ACEITARAM.»

QUE UM DOS OPINION MAKERS QUE TUDO SABEM E QUE SOBRE TUDO OPINAM, EXPLIQUE
ESTA PARA MIM INCONGRUÊNCIA. COM AR DIGA-SE DE MALDIÇÃO, MAIS UMA - ALÉM DOS INCÊNDIOS - QUE TEMOS DE EXPIAR.
+
1-2- desemprego-ol-1>

O CLUBE DAS DESEMPREGADAS:BOA SORTE PARA A VOSSA EMPRESA

segunda-feira, 1 de Agosto de 2005

No fundo dos suplementos publicitários e em jornais de pequena circulação, é onde por vezes vamos encontrar a boa notícia que os jornais e telejornais chamados de referência regra geral ignoram, mais interessados em manipular a opinião e principalmente as emoções das pessoas.
O pessimismo e o derrotismo é mesmo o que está a dar. E, a propósito de opinion makers ou manipuladores da opinião pública, nem é preciso falar dessas duas grandes almas que assinam António Barreto e Vasco Pulido Valente, cujo negrume deve ser o do seu grande vazio interior, apesar de crânios inteligentíssimos.
A boa notícia que a seguir transcrevo, com a devida vénia, veio na página de classificados de um jornal chamado «Destak», de distribuição gratuita.

«« DESEMPREGADAS CRIAM EMPRESAS
Um programa do Clube de Empreendedoras oferece um incentivo financeiro de 4272 euros a mulheres desempregadas que ambicionam formar uma empresa. As candidaturas da 3ª edição serão aceites em Outubro e Novembro

««Oitenta mulheres, na maioria desempregadas, vão criar a sua empresa até ao final do ano com o apoio do Clube das Empreendedoras da Associação das Pequenas e Médias Empresas de Portugal (PME-Portugal).
««A informação foi dada ao Destak por Alexandra Rocha, membro da associação, que tem por objectivo ajudar pessoas que tenham dificuldades em concretizar um negócio próprio. Sempre que necessário, faz o reencaminhamento para formação profissional. As candidatas ao Clube das Empreendedoras apenas podem ser mulheres em situação de desemprego, em vias de terminar o contrato de trabalho ou profissionalmente descontentes. Segundo Ana Rocha, «muitas pessoas não sabem como se constitui uma empresa e nem como pedir apoios financeiros». A responsável referiu, no entanto, que somente o Programa Empreendedoras PME, que este ano vai na segunda edição, subsidia as iniciativas empresariais.
«É atribuído um incentivo financeiro no valor de 4272 euros para o arranque do negócio», frisou ao Destak. O financiamento é cedido pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS). Antes é analisada a ideia do projecto e avaliada a formação das candidatas nas áreas comercial, gestão, recursos humanos, marketing e higiene e segurança no trabalho. Este processo decorre durante três meses e em horário laboral.
««Os projectos empresariais apresentados ao POEFDS são de natureza variada: «acontece termos professoras desempregadas que querem criar um centro de estudos para entrarem no mercado de trabalho», afirma Alexandra Rocha, dirigente da PME-Portugal. Mas não só. Papelarias, lojas de decoração e serviços de contabilidade engrossam o rol de propostas. Desde o sucesso da primeira edição, entre 2002 e 2003, em Braga, que envolveu 24 formandas, o Programa Empreendedoras PME alargou a sua iniciativa a outros distritos do país.
Entre 2004 e 2005, recebeu a participação de 240 mulheres, sendo que 20 já formaram empresa e 80 irão fazê-lo até ao final do ano. Neste momento, a associação aguarda a validação do Programa Empreendedoras PME pelo POEFDS, para, depois, em Outubro e Novembro, aceitar as candidaturas de mulheres desempregadas.
Mais informações:
Associação das PME - Pequenas e Médias Empresas de Portugal
Rua de Moscavide, Lote 47101 Parque Expo 1998 Lisboa Expo Tel: 218 949 025/6/7 www.pmeportugal.com.pt■