quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

SUBLINHADOS 2012

1-2-hect-1-mm>

NÃO POSSO DIZER QUE O ETIENNE NÃO NOS TENHA AVISADO.../ FRASES DO LIVRO «L 'HOMME ENTRE CIEL ET TERRE», DE ETIENNE GUILLÉ

«A via labiríntica que leva ao conhecimento. Ela está semeada de emboscadas, de «culs de sac» e de armadilhas de toda a espécie; está povoada de simulacros e mergulhada num dédalo de falsas direcções.»

«As energias provenientes do nosso património genético, as energias ligadas à nutrição , à respiração e as energias vitais ou transcendentes (...) mostra que o ser vivo funciona termodinamicamente como um sistema aberto.»

«O olho de carne dominado leva logicamente à Pedra dos Filósofos , o olho da razão à Pedra Filosofal e o olho da Contemplação à Pedra da Eternidade.»

«Só a luz do espírito , iluminando as estruturas vibratórias da alma, permite criar um corpo de luz.»

«A matéria viva cria a ordem , enquanto a matéria inerte evolui sempre para uma entropia crescente , quer dizer, uma maior desordem.»

«Assim como existe um código genético que permite compreender as grandes fases da síntese proteica, existe um código das energias vibratórias.»
*
« (...) e para mim, trabalhar o meu Osíris no mundo manifestado é tão importante como trabalhar o meu Râ no mundo incarnado. Se não mais importante... »
HECT, pg 74

« O trabalho do despertar parece-me ser: fazer passar para o consciente os dados do inconsciente sem desnaturar o seu sentido original.»
HECT, pg 74

«é como se a educação , em vez de nos dar os métodos para ultrapassar os recifes, nos desse os métodos para os aumentar fazendo uma barreira inultrapassável, um muro de betão.»
HECT, pg . 74

«Penso que os seres incarnados são apenas a manifestação com átomos e moléculas... de campos de força que estão no invisível.»
HECT, 76

«Foi um investigador independente, M. Bourré, que pressentiu há muitos anos a implicação do centríolo (da célula) no determinismo do cancro: a ciência oficial fez sempre orelhas moucas à suas propostas.»
HECT, pg 78

(*) A . Bourré, Victoire Possible sur le Cancer par la Centriologie, La Vie Claire

«A partir do momento e que as energias de um ser cósmico se integram no duplo de um ser humano, elas são viradas , de onde o termo cosmoétrico.»
HECT, pg. 80

«De uma maneira geral sinto-me mais próximo do pensamento mágico ou arcaico do que do pensamento moderno.»
HECT, pg.80


««Para explorar o continente perdido - o inconsciente à escala do ser humano - é necessário ter acesso e utilizar as forças elementares e os conceitos tais como eles emergem do pensamento mágico e muitas vezes daquilo a que temos a tendência de chamar mitos arcaicos ou pagãos. Senão, penso que nos privamos de fontes essenciais para a nossa evolução.»
HECT, pg. 81

«O impetrante trava o combate do conhecimento. Este conhecimento vai mais longe que aprender as matemáticas ou aprender a biologia. É descobrir , pelo acesso às bibliotecas da humanidade, podemos dizer aos arquivos da humanidade , o que vai criar em nós ressonâncias. Ressonâncias, talvez, de um lado ou de outro. E o ser humano será então arrastado pelas forças opostas e não complementares dos dois Cosmos I e II.»
HECT, pg.82

«Há uma degenerescência progressiva das potencialidades dos seres humanos.»
HECT, 82

«Quando trabalhamos com o pêndulo (o pêndulo é o prolongamento do nosso braço e da nossa mão no conjunto do nosso ser ) nós tocamos o centro cósmico. Mas este centro foi, ele próprio, modificado. »
HECT, pg. 83

«As energias vibratórias que emanam das vogais são o que nos liga à eternidade . É revelador que quando (??) o Cosmos II, as vogais começaram a não ser utilizadas. Estas vogais têm uma dupla face como a face positiva e positiva do nosso espaço inconsciente. O enxofre filosófico é composto apenas de vogais.
HECT, pg. 89m

Omfalos
HECT, 77, 84, 212, 214, 384
+
1-715616 bytes sublinha> sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2005-> overdose de leituras - um bom exemplo da dispersão ac - sem comentários

17-11-1997

SUBLINHADOS DE LEITURAS AO ACASO
 NÚMEROS
 COSMOBIOLOGIA
 ANEXINS
 CÁBULAS

Um sistema dinâmico pode existir num estado estável, sem se alterar. Um bom exemplo é uma rocha.
Um segundo comportamento, mais complexo, é a periodicidade. Um sistema é periódico se repetir permanentemente o mesmo comportamento: Os ciclos astronómicos, as fases da lua ou a passagem das estações são periódicos.
O terceiro tipo de movimento que ocorre na matemática clássica chama-se quaseperiodicidade. O movimento da Lua em volta da Terra é periódico e o mesmo acontece com o da Terra em volta do Sol. Mas que dizer do sistema combinado dos 3 corpos? (...) É presumivelmente quase periódico.
Ian Stewart, in «Prevendo o Futuro», pg. 37, PEA, 1995
*
Uma singularidade é uma coisa desconcertante. É um ponto em que todas as leis conhecidas já não se aplicam: sucumbem. Temos assim uma situação embaraçosa: usamos as nossas leis para voltar atrás, até aos primeiros momentos do universo, mas os próprios apoios que temos para lá chegar não podem completar o trabalho e não temos mais nada ao alcance da mão.
Roy e Peacock, «Breve História da Eternidade», pg 21, PEA, 1994
*
Talvez há mais de 50.000 anos, antes ainda de os artistas rupestres terem pintado os seus animais nas rugosas paredes de câmaras ocultas, o homem de Neandertal iniciou a sua jornada em direcção ao desconhecido .
Selecções
*
1080 X 24 horas = 25 920 ( ano platónico) :
O número de anos que leva o sol a voltar de novo ao equinócio da primavera no mesmo lugar.
18 - a medida da respiração humana é de 18, ou seja, 1080 em 1 hora
1080 = raio lunar expresso em milhas
108 = peso atómico da prata
*
Prata = Lua
Ruskin,
*
O selo de Pitágoras representa o movimento da energia e os 4 elementos (as 4 partes do coração, ou seja, 2 masculinas e 2 femininas) .
*
Se tomarem o mostrador de uma bússola com os pontos cardiais, podem considerar 4, 8 ou 16 e em todos os casos os números estão certos.
Raymond Holden

Elementos como o Ouro, o Carvão e o Cobre são formados por átomos da mesma espécie.
Raymond Holden
*
Plutão, em consequência da sua descoberta recente (1930) não tem número tradicional, mas os astrólogos ocidentais parecem ter acordado o duplo dígito 22.
De forma que esse número, mais os seus múltiplos de 2, 3 e 4 - isto é, 44, 66 e 88 - são tratados como casos especiais e estão todos ligados a este planeta recém-chegado.
Etienne Guillé
*
Em 1859, o inglês John Taylor concluiu que o arquitecto de Quéops usara como unidade de medida o mesmo cúbito bíblico utilizado na construção da arca de Noé (que, pelos seus cálculos, fora concluída 300 anos antes da pirâmide de Quéops). O cúbito sagrado equivalia a cerca de 63 cm de comprimento e baseava-se, por sua vez, no eixo da terra; se se dividir o eixo da terra por 400.00, o resultado é um cúbito bíblico.
Selecções, 16
*
Estes cavaleiros da Távola Redonda são em número de 12 (...), o que aponta uma nítida correlação com os 12 pares que, no Roman de Brut, «repartem a terra em 12 partes ». A importância deste pormenor reside no facto de ser o 12 o número solar que figurou sempre onde quer que se tenha constituído ou tentado constituir um centro tradicional: os 12 tronos do Mitgard, os 12 supremos deuses do Olimpo, os 12 pilares do centro délfico, os 12 lictores em Roma, os 12 residentes da Avalónia, os 12 palatinos de Carlos Magno.
Julius Evola, «O Mistério do Graal», 56-57
*
Pitágoras possuía poderes extraordinários: conseguia tornar-se invisível e caminhar sobre a água e tinha o poder de fazer aparecer e desparecer objectos, de acordo com a sua vontade.
Selecções,
*
Lançai-vos à obra, corajosos guerreiros, e aprendei , fazendo descer aquelas pedras, se é a força que predomina sobre o espírito, ou se é o espírito que predomina sobre a força.
Merlin, in «A Lenda Arturiana», Farol
*
Na Grécia - mas muitíssimo mais em Roma e no seu império - a astrologia substituiu gradualmente o aruspício, a nível geral, como um meio de profetizar mais aceite.
Derek, 22

Cabala: teoria mágica judaica ligada à Alquimia (a transformação de ------ ouro ou a descoberta d elixir da longa vida.
Derek, 25

O Tarô, uma das grandes técnicas de previsão, pode derivar , em parte, da magia cabalística.
Derek, 27

Taro, pode dizer-se , quase de certeza, que não deriva do antigo livro de Toth egípcio.
Derek, 29

O grande matemático grego Pitágoras (falecido C. 532 ac) afirmava que «todas as coisas são números e que « o número é a causa de deuses e demónios.»
Derek, 29

O número sagrado da Babilónia era o 12.960.000, que estava relacionado com muitas áreas da vida, em especial com o nascimento
Derek, 30

J.B. Priestley concebeu a sua concepção do tempo um, abrangendo a nossa ideia quotidiana de tempo medido; de tempo dois, um tempo de infinitas possibilidades; e tempo três, um tempo flexível à nossa vontade.
Derek, 16

Não nos será permitido supor que também nós, ou alguns, sejam capazes , sob certas condições, de ensinar a mente a quebrar a constrição do tempo , tal como o conhecemos.
Derek, 14

Como a velocidade da luz é de 186 279 milhas por segundo, não é provável
Derek, 123

Esfericidade do tempo: muitos filósofos gregos acreditaram que o tempo era circular ou cíclico, repetindo-se infinitamente, como acontece às estações .
Derek,
*
Algumas vezes , o Mágico é representado com uma faixa na cintura , o antigo símbolo zoroastriano do dualismo.
Frank Lind, 15
*
De acordo com o Vedanta os elementos são Luz ou Fogo, Ar, Água e Terra, sendo estes, respectivamente, o mundo de Brama, o mundo casual, o mundo subtil e o mundo grosseiro.
Os elementos de Aristóteles encontravam-se na mesma ordem.
Os elementos desempenhavam um papel muito importante no budismo Mahayana. No Tibete, na China e no Japão colocam-se pequens divisas (stupas) em cima das sepulturas no aniversário da morte de uma pessoa.
*
Julgava-se que o Pentagrama protegia deste ou daquele mal e trazia felicidade ao possuidor.
Frank Lind

Eliphas Levi atribui à Águia o Azoto (AR) , ao Homem o Mercúrio (Água) , ao leão o Enxofre (Fogo) e ao Touro o Sal (Terra) .
Frank Lind, 72
*
Para que um carácter vibre harmonicamente com outro por influência de imitação é preciso que seja apático ou de frouxa energia, ou que já esteja disposto para associar-se a uma mesma vibração psíquica .»
Paulo Mantegazza, «Os caracteres Humanos»

«Modificadores psíquicos do carácter».
Paulo Mantegazza
*
Na fronteira dos reinos: Ambar, Azeviche, Coral, Pérola
Palmer

A lei da numerologia afirma que os números são singulares e encontram-se entre os algarismos 1 e 9 inclusive
Palmer, 20

Quando a ciência da Astrologia foi criada , cada signo correspondia a um mês exacto - Capricórnio a Janeiro, Aquário a Fevereiro, etc.
Palmer, 17
*
Aos 30 anos começou Jesus a sua prégação. O carácter da sua divindade revelou-se em prodígios de toda a espécie , dando vida aos mortos , vista aos cegos, movimento aos paralíticos, dominando os próprio elementos da Natureza.
Fortunato de Almeida
*
O meu amigo é o meu outro eu.
Escola pitagórica
*
Cabe recordar que a Esfinge egípcia se chama «Harmajis» de «Hor-Makhet» - Horus sobre o horizonte.
Thereza de Mello, O Tarot, 13
*
Da união de Hermes e Thot surge no século III Hermes Trimegisto, assim chamado porque a sua palavra - como a de Thot - reinava nos 3 mundos.
E também há uma subtil ligação com Hanuman, mono-deus hindu, com o escandinavo Odin e com outros deuses de proveniência diversa, como o Quetzalcoatl mexicano.
Thereza de Mello, Tarot, 13

Ardhanari, Hermes, Mercúrio, Thiot,. Odin, Quetzalcoatl formam uma associaçã significativa em relação ao tarô.
Thereza de Mello, Tarot, 14

Cabala significa literalmente tradição .
Thereza de Mello, Tarot, 19
*

Anos mais tarde, como psicóloga, aprendi que qualquer espécie de interpretação pode ser dada a uma experiência, dependendo da teoria - junguiana, reichiana, pavloviana, wolfiana - e que cada interpretação pode ser feita de modo a servir à teoria, em lugar de servir ao paciente.
Telma Moss

Uma aula de um dia integral de Sugestiologia que (...) era o aprendizado de uma língua estrangeira através da não atenção selectiva. os estudantes recebiam instruções para ouvirem música e não prestaram atenção à aula de russo que era dada juntamente com a música . este princípio de aprendizagem com a mente inconsciente estava funcionando maravilhosamente.»
Telma Moss
*
O hebraico - e o sânscrito - continua a ser uma das línguas mais próximas de uma fonte anterior, única e desconhecida. nenhuma língua conservou tão intacta a sua feição original.
Annick

Convém agora apresentar um instrumento suplementar : a língua hebraica enquanto veículo do mito.»
Annick

Tem-se notado uma grosseira correspondência entre as épocas de guerra e os máximos de actividade solar. Desde medos do século passado verificaram-se máximos em 1871 (guerra franco-prussiana em 1870) , 1883, 1894 (guerra sino-japonesa em 1893), 1906 (guerra entre a Rússia e o Japão), em 1917 (Grande Guerra começada 3 anos antes) , 1922, 1940 (começo da guerra actual.»
In «O Sistema solar», 1944
*
As 3 leis fundamentais que regem os movimentos planetários, todas elas descobertas por Kepler, são as seguintes:
1ª lei - Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos
2ª lei - As áreas descritas pelo raio vector que une o planeta ao sol são proporcionais aos tempos gastos em descrevê-las.
3ª lei - Os quadrados dos tempos das revoluções planetárias são proporcionais aos cubos dos eixos maiores das respectivas órbitas
lei da reflexão da luz?
teoria dos raios visuais ?
*
A crença de que deus poderia encarnar nos seus filhos - «o filho de Deus» - sob forma humana é muito mais antiga do que o advento de Jesus Cristo.
Revista «Alpha»
*
Segundo a Qabbala, a inexistência é a fonte activa da existência.
Alexandre Safran
*
Na Índia , o Karman - mais tarde o «atman» - consitui a vida universal, une o microcosmos e o macrocosmos.»
Granet, XXII

«Saber o nome, é possuir o ser ou criar a coisa.»
Granet, VIII
*
A análise química pode revelar que todos os mortos foram envenenados com arsénico: com efeito, não existe estômago que não contenha ferro, chumbo, estanho, ouro e arsénico.»
Charles Fort, in «O Livro dos Condenados»
*
É impossível alguém começar a aprender, o que acha que já sabe.
Epicteto
*
O ver não é função física mas está ligado ao psiquismo de cada um.
*
A luz exerce no homem uma influência decisiva sobre o funcionamento e regulação dos órgãos de secreção interna.
A luz intervém no metabolismo da água e dos glúcidos, sobre o número de células eosinófilas do sangue e sobre as funções suprarenais.
Deribéré, 2
*
O homem conserva profundamente enraizada no coração uma reminiscência e uma nostalgia do Paraíso.
Berdiaev
*
O mundo só poderá ser salvo se os reis se transformarem em filósofos ou se os filósofos se transformarem em reis.
Platão
*
O destino do homem é a eternidade.
In «Textos Sagrados das Pirâmides»
*
A pele é também um órgão dos sentidos.
Túlio Chaves, 30

Uma força superior preside ao encontro do esp+ermatzoide com o óvulo, a fim de formar um destino humano. É de presumir que este fenómeno seja puramente espiritual.
Túlio Chaves, 28
*
A luz e as trevas, o frio e o calor, o branco e o preto, a saúde e a doença, a vida e a morte, o céu e o inferno representam aspectos opostos da mesma realidade.
Monique Couderc
*
Os pássaros orientam a direcção do seu voo, quando perdidos, voando em espiral.
Theo Gimbel

Se incorporarmos na experiência uma roda de cores, isada para a mistura das 8 gradações de matizes das 8 principais cores.
Theo Gimbel, 57

Ao considerarmos as energias presentes em toda a matéria viva, podemos ver que elas sempre andam aos pares.
Theo Gimbel, 12
*
«Ousar querer, querer saber, saber calar» é uma máxima ióguica cujo salutar efeito frequentes vezes pude apreciar.
*
Uma boa árvore dá um bom fruto, uma má árvore dá um mau fruto. É pelo fruto que se conhece a árvore.
Mateus, 12-28
*
O corpo humano não pode digerir matérias inorgânicas e delas extrair proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, etc. A sintetização e vitalização dos elementos inorgânicos é uma função do vegetal. Este processo chama-se autotrofismo.
Jorge Oshawa
*
A chave para compreender o «puzzle» da História é lei da entropia e os dois provérbios acima lembrados ...
As pessoas felizes não têm história.
A necessidade é mãe da invenção.
Jeremy Rifkin
*
Assim como o homem moderno proclama ser um ente histórico, resultante da história de toda a humanidade, o homem das sociedades arcaicas reconhece-se como a terminação de uma história mítica, de uma série de acontecimentos que tiveram lugar in illo tempore, na origem do Tempo.
Eliade, 11
*
A Nova Idade de Ouro estará definitivamente fundada quando o ser humano possuir capacidade de:
- autotrofismo
- materialização/ desmaterialização (mudar de estado)
- vencer a morte
Afonso Cautela
*
A esfera contém todos os sólidos de Platão.
*
É problemático que o sofrimento contribua, só por si, para elevar o nível vibratório de consciência. É um dos mitos que circulam na mística popular do ocidente e do oriente mas com muito pouca consistência.
Afonso Cautela
*
A lei da transmigração é a lei, o santo dharma.
Vernette, 27
+
1-2 domingo, 7 de Dezembro de 2003 merge de 3 files da série sublinhado>
1-1 domingo, 26 de Janeiro de 2003
sublinhado-1-mm>máximas e mínimas - frases escolhidas – sublinhados & leituras

CONTRIBUTO À NUMEROLOGIA

«Segundo uma velha lenda, o mundo só existe graças aos 36 justos, que, desconhecidos de todos os homens, vivem, no entanto, permanentemente entre eles.»
Scholem-Alejchen, in «Tewje, o Leiteiro»

« A concepção tem por emblema o algarismo 6 (V + 1) , símbolo da Terra, e que também pode ser expresso pelo signo O + que é precisamente aquele que o Menino Jesus, no colo de sua mãe, tem frequentemente à mão na iconografia religiosa. O renascimento do homem se produz 9 meses após a concepção. O nascimento, de signo vermelho, corresponde justamente ao algarismo 9. A palavra 9 (nove) pode (no francês ou em outras línguas, às vezes com ligeira troca de letras) significar indiferentemente o número que vem imediatamente antes do 10 ou o que é novo (o novo ser é um ser nove). Associando o 6 verde-azul ao 9 vermelho, obtém-se 69, símbolo zodiacal do caranguejo (Cancer). Ele traduz o ciclo infinitamente renovado dos renascimentos, da morte devorando a vida e da vida ressurgindo da morte. »
René-Lucien Rousseau, in «A Linguagem das Cores»
+
sublinhado-2>

SMALL IS BEAUTIFUL

Em África como na Europa, a luta ecológica prioritária é pela grande importância das pequenas coisas, que a tecnocracia despreza.
Como dizia o grande E. F. Schumacher, criador da «tecnologia intermédia», «small is beautiful», parafraseando o não menos célebre «black is beautiful.»

+
sublinhado-3> sexta-feira, 31 de Maio de 2002



SUBLINHADOS NA TV CABO ( CONTINUAÇÃO DO FILE )
POSSO (E DEVO) RESPIGAR DAQUI «A MÁXIMA DO DIA» PARA «O GATO DAS LETRAS»

A vida é uma combustão lenta – Lavoisier, in Arte e Medicina», Canal História

Na prisão tiram-nos tudo e deixam-nos sem nada. E depois tiram-nos também esse nada. - Filme «A Fuga», Telecine 1

As pessoas são um dos principais problemas ambientais – In «O Desafio da Superpopulação», Canal História


O contacto físico com o sagrado é essencial no mundo antigo – Os 12 Apóstolos, Canal História

O inimigo é um factor da minha própria evolução. – Dalai Lama, in «Dalai-Lama», Canal História

Uma rede de ideias – In «A História de Ira Einhorn», filme de William A. Graham

Consciência celular – In «A História de Ira Einhorn», filme de William A. Graham

(Lenine) Já foi chamado o mais humano do Género Humano – In «Lenine», Canal História

Uma múmia era uma apólice de seguro contra o esquecimento . – In «Múmias» , Canal Discovery

O coração era visto como uma morada da sabedoria. – In «Múmias» , Canal Discovery

Todos são um em Jesus Cristo – São Paulo, Epístola aos Gálatas, in «Os 12 Apóstolos» , Canal História

Sou velho demais para viver e cobarde demais para morrer. - In filme « Maria Braun»

Os lobos são animais dóceis e sociáveis – In «O Fantasma da Taiga», Canal Odisseia ■

Nenhum comentário: