domingo, 9 de novembro de 2008

ESCOLA 2012

1-7- matérias-03-cs> -um corajoso e valioso merge de 7 páginas – graças a deus – tenho que levar esta série de três merges de matérias curriculares muito a sério – porque ainda hei-de ter o meu sonho realizado neste mundo – um curso ou uma escola de ciências sagradas – expurgar de repetições
2893 caracteres - eheh> - merge doc de 2 files wri : ecoprat e ecopropo -> «tábua de matérias» - «ta's em acção» - ocorrências da raiz : 5
3968 bytes eheh>ecoprat>saude>

quinta-feira, 17 de Outubro de 2002

SABERES TRADICIONAIS/ PLANO DE MATÉRIAS: PRÁTICAS PARA APRENDER EM UMA ESCOLA DE REALISMO

Como se alimentar no máximo com o mínimo de alimentos e dinheiro (macrobiótica)
como alimentar as crianças para não terem doenças ou defenderem-se melhor delas
como se defender em caso de ataque físico
como poupar energia vital
como reciclar materiais
como conservar alimentos sem frigorifico
como seleccionar e acondicionar lixos para uma Economia Global de Reciclagem
como organizar associações de educação popular, cooperativas, comissões de moradores
como utilizar embalagens saudáveis e dispensar as de plástico, alumínio, amianto e outros materiais prejudiciais à saúde
como poupar electricidade, gás, energia vital e enrgia da rede, como inventar alternativas de emergência aos sistemas monopolísticos de fornecimento público
como matar a sede quando não houver água
como sobreviver em tempos de escassês
como respirar quando o oxigénio rarear
como construir uma casa ecológica
como fazer greve geral à sociedade do desperdício
como desintoxicar-se de antibióticos e outras drogas pesadas
como defender-se do ruído e outras agressões do fascismo quotidiano
como utilizar a bicicleta e dispensar o automóvel
como armazenar água para o tempo da estiagem
como se faz uma cisterna, como se abre um poço, como se faz um furo artesiano
como fazer mobílias simples com pouco dinheiro e materiais acessíveis
como se tecem tapetes, mantas, alcofas, sacos, etc.
como se reconvertem moinhos de água, azenhas, lagares abandonados
como se constroi um palco, fazem marionetes, improvisam instrumentos musicais, desenham máscaras, pintam cenários, orientam debates para um trabalho de animação ecológica com crianças, jovens ou adultos
como pôr um penso, acorrer a uma ferida, reanimar um acidentado

1022 caracteres - realismo ecologista - propostas de fundo -

São propostas de fundo porque condicionam toda uma estratégia política desde a raiz:
-Descentralizar produção energética e diversificar fontes
-Reciclar resíduos e aproveitar desperdícios
-Reduzir horário de trabalho=Reduzir desemprego
-Pequenas barragens já e arborização já contra o deserto do eucalipto
-Autogestão, autoorganização dos cidadãos, autodefesa e autocontrole
-Política do quotidiano e valorização da pessoa humana
-Alerta à década da catástrofe
-Alerta às doenças da «civilização» industrial como indicadores sintomáticos da crise ou doença que mina a engrenagem industrial
-Alerta às causas sócio-ambientais da doença:
- estilo de vida
- hábitos alimentares
- água de beber
- conflitos emocionais
- stress urbano
- ruído e vibrações
- ambiente químico (poluições)
- medicamentos e aditivos químicos na alimentação
- alimentos refinados ou carenciados - factores étnicos
- Renascimento rural

2304 BYTES 1158 caracteres

CURSO DE NOOLOGIA: QUADRO DE APLICAÇÕES PRÁTICAS

1 - Universo humano (Gnose e Auto-Gnose):
a) Psicodiagnóstico e prognóstico
b) Tipologia humana
c) Reflexoterapias
d)

2 - Artes Operativas tradicionais:
a) Tarô
b) I Ching
c) Mantras
d) Oração
e) Yoga
f) Meditação
g) Sefirotes
h) Kabbala
i) Outras artes operativas tradicionais


3 - Artes Operativas modernas:
a) Kirliangrafia/ Magnetismo/ Geobiologia
b) Hipnologia/Sofrologia/
c) Grafologia
d) Radiestesia Holística
e) Outras artes operativas modernas
f)

4 - Técnicas de psicodiagnóstico:

a) Radiestesia Holística - I, II e III (durante os 3 anos)
b) Radiónica
c) Grafologia
d)

5 - Psicologia Aplicada (Curativa):
a) Hipnologia/Hipnoterapia
b) Pranoterapia
c) Técnicas de Relaxamento
d)

8320 bytes caracteres

PARAPSICOLOGIA MODERNA:
a) História da parapsicologia experimental
b) Nomenclatura utilizada pelos parapsicólogos modernos
c) Fenomenologia extra-normal
d)
Livro de apoio: «Parapsicologia e Vida Mental», Domingos Gomes Moreira, Porto Editora, 1992

PSICOFISIOLOGIA:
A - Bioquímica do Cérebro:
Sistema nervoso:
a) Central
b) Periférico
B - Estados de Consciência:
-a) Diminuídos: Dor - Depressão - Esquizofrenia - Epilepsia - Suicídio - Enxaquecas - Cefaleias
- Endorfinas em Medicina Tradicional Chinesa
- Anestesia por Acupunctura
b) Alargados:
- Psicofisiologia do Sono/Sonhos
C) Substâncias psicoactivas:
a) Naturais
b) De síntese
c) Doping
Livro de apoio: «Ritos de Passagem», PEU, Mem Martins, 1996

PSICOLOGIA GERAL:
A) Psicanálise Junguiana - Psicanálise antes e depois de Jung - Campos de intervenção da psicanálise Junguiana:
a) Tipologia/ Caracterologia individual
b) Arquétipos - Simbologia - Mito - Mitos da Criação
c) Dinâmica do inconsciente - Interpretação dos Sonhos - Alquimia da Alma
d) Sincronicidade - Adivinhação - Correspondências cósmicas - Artes Mânticas
e) Budismo tibetano ( Livro do Bardho Thodol)
f) Contos de Fadas - Lendas tradicionais
g) I Ching
h)
Livro de apoio: «Jung e os Pós-Junguianos», Andrew Samuels, Ed Imago, Rio

B - Psicologias extra-humanas:
a) Animal
b) Vegetal
c) Extraterrestres
d) Mineral (Memória da Água)
e)

C - O Fenómeno dos «superdotados» e dos feitos sobrehumanos

PSICOANTROPOLOGIA:
- Teogonia Egípcia
- Os Mistérios
- Símbolos
- Hieróglifos
- O Livro da Iluminação (Livro dos Mortos)
- O Enigma da Esfinge
- Círculo e Triângulo
- As fontes de Hermes Trimegisto
Livro obrigatório: «Os Mistérios Egípcios», Arthur Versluis, Cultrix, São Paulo

HISTÓRIA DO PENSAMENTO TRADICIONAL:
a) Da Sociedade Teosófica aos Nossos Dias
b) Gnósticos e Kabbalistas
c)

PSICODIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO:
a) Tipologia e Comportamento
b) Aplicações da Psicotipologia
c) Fisiognomonia:
- Sistema taoista
- Sistemas modernos
d) Reflexoterapia - Zonas reflexas - A pele espelho dos órgãos
e) Palmistria e Quiromancia: Semelhanças e Diferenças
e) Grupos Sanguíneos e carácter
f) Hormonas e Comportamento (Vida Emocional)
g) Bioritmos - Cosmopsicologia - Sincronicidade( Jung)
h)
Livro de apoio: «Biotipologia Humana» - Luís A. Duarte-Santos, Ed. Arménio Amado, Coimbra, 1960

Artes operativas tradicionais:
a) Tarô
b) I Ching
d) Mantras/Oração
e) Yoga
f) Meditação
g) Sefirotes
h) Kabbala
i) Outras artes operativas tradicionais
j)
Livro de apoio:«Artes Divinatórias»

Artes operativas modernas:
a) Kirliangrafia/ Magnetismo/Campos Electromagnéticos
b) Hipnologia / Sofrologia
c) Grafologia
d) Outras artes operativas modernas
e)
Livro de apoio: «Mãe terra», Mellie Uyldert, Ed. Pensamento,

Arte operativa de base - Radiestesia Holística:
- Energias Subtis: Intensidade e Qualidade (frequência/ciclos por segundo)
- Nível Vibratório e acontecimento mágico: a subida na vertical e a vida vista de cima
- Métodos empíricos de Radiestesia: Limitações e vícios de base. Ondas de forma
- Os 7 corpos subtis segundo Rudolfo Steiner e os 12 receptores electromangéticos segundo Yves Roccard: como se testam
- Os 4 Elementos de Empédocles, os 5 elementos da medicina tradicional chinesa, os 5 sopros e o yin-yang taoísta: formas de viajar no mundo das energias subtis
- Trabalhar com os Metais: iniciação à viagem do Micro para o Macrocosmos. O sistema solar (Astrologia), primeiro apeadeiro. O ser humano entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. O treino da Humildade e da Gratidão cósmica
- A redução do campo morfogenético no espectro electromagnético da ciência moderna
- Aparelhos de medir energias: do Diapasão à Bússola, do Pêndulo ao Ser Humano. O Pêndulo como aparelho de teledetecção do invisível
- Adivinhação com o Pêndulo: é possível? A questão da fiabilidade
- Terapias ondulatórias: Homeopatia, Cromoterapia, Oligoterapia, Aromoterapia, Magnetoterapia, Remédios Florais de Bach, Fitoterapia, MT (Meditação transcendental): crítica e aproveitamento
- Tabelas de Correspondências que se podem testar: cores, planetas, metais, notas musicais, signos zodiacais, órgãos, esferas energéticas, diáteses, etc
- As 9 almas dos egípcios e a hereditariedade vibratória descoberta por Etienne Guillé
- Mutação alquímica: base da pirâmide da Vida
- Trocas intermembranares: a importância do Potássio e das Enzimas na Alquimia Alimentar, base da Alquimia da Vida
- Sal e Sais Minerais: a questão da Alquimia Alimentar. Energias primordiais da criação: O Sal Filosófico, o Enxofre Filosófico e o Mercúrio Filosófico
Livro de apoio: «O Labirinto da Eternidade», de Afonso Cautela

3939 caracteres apdr = aplicações práticas da radiestesia

RADIESTESIA HOLÍSTICA EM DIAGNÓSTICO E TERAPIAS ENERGÉTICAS
CURSO DE GRAU I :NA ESCOLA SUPERIOR DE BIOLOGIA E SAÚDE

*

SEGUNDO CICLO DO GRAU I:APLICAÇÕES PRÁTICAS DA RADIESTESIA HOLÍSTICA

1 - Durante o ano lectivo de 1996-97, a ESBS vai realizar o Curso de Radiestesia Holística em Diagnóstico e Terapias Energéticas - Grau I - O segundo ciclo do grau I do curso de radiestesia holística é totalmente dedicado às aplicações práticas desta técnica energética. Desde as aplicações da vida quotidiana (alimentos, por exemplo) ao diagnóstico energético e à própria terapia, o pêndulo pode aplicar-se, como técnica de psicanálise, a todos os campos da vida humana.
As aplicações práticas do pêndulo de radiestesia, segundo o método holístico que estudaremos, são em número praticamente infinito. Cada um pode orientar o seu trabalho para as áreas que mais lhe interessarem. No diagnóstico e na terapia, o pêndulo de radiestesia não só simplifica e clarifica os outros métodos energéticos de cura, como os potencializa.
Oligoterapia, homeopatia, reflexologia, remédios florais e outras técnicas, são extraordinariamente simplificadas nas suas aplicações.

2 - Para os que aprenderem a trabalhar com o pêndulo com ambas as mãos, conseguindo um mínimo de fiabilidade, o segundo ciclo do grau I vai permitir a prática intensiva dos testes. Só a prática permite desenvolver a fiabilidade, que é condição sine qua non para obter bons resultados nas aplicações, seja no diagnóstico e auto-conhecimento, seja na própria orientação terapêutica.

3 - O nosso I ciclo, durante 3 meses, vai, portanto, dar uma oportunidade a todos de progredir no trabalho com o pêndulo de radiestesia, de acordo com o empenho que puserem no seu próprio processo pessoal. Ao contrário do que alguns afirmam, todos podem ser bons radiestesistas. A radiestesia não é uma questão de dons ou de potencialidades especiais, que só raros possuam: à partida, todos os seres humanos têm as mesmas potencialidades, e o progresso ou evolução nos níveis vibratórios de consciência, depende apenas do empenho e aplicação que se puser no trabalho. E na «limpeza» das memórias perturbadoras.
Comparar resultados e tirar dúvidas, quer práticas quer teóricas, é uma das mil maneiras que ajudam a progredir. Em radiestesia nada cai do céu ou nos é dado sem esforço pessoal: tudo é conquistado e merecido.

4 - O superior objectivo deste curso, na ESBS, é o de ajudar cada um a encontrar o ritmo de evolução que mais lhe convém.
Sem prática, não há progresso. Praticando (ou seja, testando) pode conseguir-se tudo o que as pessoas sonham ou esperam obter da radiestesia: um sexto sentido mais apurado e, consequentemente, o desenvolvimento daquelas faculdades que, em parapsicologia, é costume designar por «percepção extra-sensorial».
Em cada aula do segundo ciclo, cada participante pratica e leva para casa numerosos exercícios para realizar.

5 - Os exercícios destinam-se a utilizar o pêndulo de radiestesia nos seguintes campos específicos:

1 - Com as cores, segundo as várias escolas de Cromoterapia
2 - Com os metais (macro-minerais e oligoelementos), de acordo com as várias escolas de alquimia alimentar e de «metabolic medecine»
3 - Com os remédios homeopáticos de acordo com os princípios ensinados por Hahnemann
4 - Com os elixires florais descobertos pelo Dr. Bach
5 - Com os 7 corpos energéticos segundo Rudolfo Steiner
(Introdução à detecção, análise, caracterização e diferenciação das dos 7 níveis de frequências vibratórias )
6 - Com os chacras segundo a nomenclatura hindu ou ayurvédica
7 - Com a aura, segundo o efeito Kirlian
8 - Com os 5 elementos da medicina tradicional chinesa
9 - Com os 12 meridianos energéticos da Acupunctura
10- Com as zonas reflexas, segundo a reflexoterapia do pé, da aurícula, da coluna, da íris e outras escolas de reflexoterapia
11- Com os arcanos maiores e menores do Tarô
12- Com os trigramas e hexagramas do I Ching
13- Com as Redes de Hartmann, segundo a mais conhecida das escolas de Geobiologia

Nenhum comentário: